Colecção Trânsitos

A colecção «Trânsitos» publica traduções em português de estudos inovadores em língua estrangeira nas áreas da História e das Ciências Sociais que incidam sobre a contemporaneidade e que têm um acesso restrito na academia e no espaço público em Portugal, visando desta forma contribuir para a renovação continuada do conhecimento. 

Título: Diamantes em Bruto: Paternalismo Empresarial e profissionalismo Africano na Diamang, 1917-1975

Autor: Todd Cleveland

ISBN:978-989-8956-22-4

Páginas: 304

Resumo:

Diamantes em Bruto aborda as vidas dos trabalhadores africanos nas minas de diamantes de Angola, desde o início das atividades, em 1917, até à independência da colónia, em 1975. As minas eram propriedade da Companhia dos Diamantes de Angola – Diamang –, a qual teve privilégios exclusivos de exploração e de trabalho concedidos pelo governo colonial. Depois de um período inicial tumultuoso, as minas e os acampamentos da companhia conheceram um notável grau de estabilidade, em contraste com os conflitos laborais e étnicos que deflagraram em outras regiões do sul africano. Mesmo durante a guerra de independência de Angola (1961–1975), a zona de influência da Diamang continuou, comparativamente, imperturbável. Cleveland argumenta que este nível de tranquilidade foi fruto de três fatores: altos níveis de compromisso social e ocupacional, ou “profissionalismo”; o isolamento extremo das instalações mineiras; os esforços da Diamang para atrair e reter trabalhadores através de um paternalismo estratégico.

Autor:

TODD CLEVELAND é professor de História na Universidade de Arkansas (EUA) e investiga sobre História de África e História do Colonialismo. Entre as várias publicações sobre o império colonial português, destacam-se Sports in Africa, Past and Present (2020), Stones of Contention: A History of Africa’s Diamonds (2014) e ainda, em português, Seguindo a Bola: Migração de Jogadores de Futebol Africanos no Império Colonial Português, 1949-1975 (2021).