26 Novembro, 2018

Chamada para Publicações

 

 

 

A Imprensa de História Contemporânea considera para publicação trabalhos de investigação originais nas áreas da História e das Ciências Sociais que incidam sobre o período contemporâneo. A IHC pretende publicar estudos inovadores sobre a realidade portuguesa e os seus antigos espaços coloniais, encontrando-se também aberta à edição de ensaios sobre outras realidades geográficas, privilegiando as abordagens de carácter transdisciplinar. Pretendemos desta forma contribuir para a renovação continuada do conhecimento nas áreas em que editamos os nossos livros.

A IHC tem permanentemente aberta uma chamada para publicações, estabelecendo dois períodos de avaliação por ano (Maio e Novembro) em que os manuscritos são colectivamente avaliados pelo Conselho Editorial, que seleciona os trabalhos que seguem para a avaliação científica por revisores externos.

Os livros da Imprensa de História Contemporânea são publicados em formato electrónico (ebook) e disponibilizados gratuitamente, correspondendo ao compromisso do Instituto de História Contemporânea com as políticas de acesso aberto. São também publicados em formato impresso. Todos os manuscritos submetidos à Imprensa de História Contemporânea passam por um processo de revisão por pares (peer review) antes da publicação. De modo a promover a independência e pluralidade deste processo, os manuscritos são sempre objecto, no mínimo, de dois pareceres de especialistas, em sistema de double-blind peer review (anonimidade recíproca de autores e revisores científicos). Sobre os procedimentos de avaliação, ver a “avaliação de proposta”.