A Imprensa de História Contemporânea abriu a chamada para publicações de forma permanente, estabelecendo dois momentos por ano (Maio e Novembro) em que os manuscritos serão colectivamente avaliados pelo Conselho Editorial, o qual seleccionará os trabalhos que seguirão para a avaliação científica por revisores externos.
Sendo o selo editorial do IHC, a Imprensa de História Contemporânea é uma editora académica em rápido crescimento e considera para publicação trabalhos de investigação originais nas áreas da História e das Ciências Sociais, que incidam sobre o período contemporâneo. Publica estudos inovadores sobre a realidade portuguesa e os seus antigos espaços coloniais, encontrando-se também aberta à edição de ensaios sobre outras realidades geográficas, privilegiando as abordagens de carácter transdisciplinar.
Todos os livros são publicados em formato electrónico (e-book) e em formato impresso. Correspondendo ao compromisso com as políticas da ciência aberta, todos eles são disponibilizados gratuitamente no website da editora, bem como na plataforma académica OAPEN.