A Imprensa de História Contemporânea considera para publicação trabalhos de investigação originais nas áreas da História e das Ciências Sociais que incidam sobre o período contemporâneo. A IHC pretende publicar estudos inovadores sobre a realidade portuguesa e os seus antigos espaços coloniais, encontrando-se também aberta à edição de ensaios sobre outras realidades geográficas, privilegiando as abordagens de carácter transdisciplinar. Pretendemos desta forma contribuir para a renovação continuada do conhecimento nas áreas em que editamos os nossos livros.
A IHC tem permanentemente aberta uma chamada para publicações para integrar a sua colecção Contemporânea. Os manuscritos são avaliados, primeiramente, por pelo menos dois membros do Conselho Editorial, o qual é responsável por seleccionar os trabalhos que seguem, posteriormente, para a avaliação científica por revisores externos.
Os livros da colecção Contemporânea são publicados em formato electrónico (ebook) e disponibilizados gratuitamente, correspondendo ao compromisso do Instituto de História Contemporânea com as políticas de acesso aberto. São também publicados em formato impresso. Todos os manuscritos submetidos à Imprensa de História Contemporânea passam por um processo de revisão por pares (peer review) antes da publicação. De modo a promover a independência e pluralidade deste processo, os manuscritos são sempre objecto, no mínimo, de dois pareceres de especialistas, em sistema de single-blind peer review (anonimidade dos revisores científicos). Sobre os procedimentos de avaliação, ver a “avaliação de proposta”.